É geralmente aceito que destrua um casal. Isso é evidenciado por histórias de ciúmes, cujos sentimentos e ações não apenas estragaram relações, mas em alguns casos levaram a crimes. Mas há ciúmes saudáveis e o que fazer se realmente houver razões para se preocupar? As respostas inesperadas do psicólogo.
Ciúme é apenas um sentimento. Então, para testá -lo normalmente. Mas às vezes ocorre sem uma razão, e isso leva a mal -entendidos e tensão nos relacionamentos. É difícil lidar com sentimentos fortes, e esses sentimentos doem o outro.
Tais histórias geralmente têm um final triste. Portanto, o ciúme merecia uma reputação negativa. Mas o ciúme saudável é mais provável de manter as relações, e não em sua destruição.
O que o ciúme pode ser considerado saudável?
Além dos limites pessoais de parceiros, existem limites de pares. Apelidos afetuosos, rituais especiais – tudo isso cria um mundo íntimo, onde forasteiros são proibidos. E se um colega der roupa íntima do seu marido, provavelmente isso causará perplexidade ou até indignação. Com este gesto, ela invadirá o espaço íntimo de dois, violar os limites.
De muitas maneiras, essas regras são condicionais e são determinadas por parceiros. As relações livres também sugerem limites, eles apenas diferem da estrutura de uma união mais clássica. Quando o terceiro invade as fronteiras do casal, um senso saudável de ciúme. Este homem é como um estranho que apareceu no limiar de sua casa, e seu comportamento é desafiador e inadequado. O ciúme chama a atenção para a situação, sinaliza o perigo. Se o relacionamento é valioso, o que está acontecendo não pode deixar de incomodar.
O que fazer se realmente houver uma razão ciumenta?
- Acompanhe o que está acontecendo com você agora
O ciúme geralmente aparece inesperadamente e encontra de surpresa. Se um sentimento desagradável “flui” para as bordas, tente se afastar e descobrir o que aconteceu. Que machucou o máximo que exatamente parecia inapropriado? Que sentimentos prevalecem agora?
Quem é você em primeiro lugar – para um parceiro ou a terceira pessoa que violou sua paz? Onde está a linha que cruzou? Que comportamento dos outros, na sua opinião, é apropriado e que viola os limites?
- Preste atenção à reação do parceiro
Quando não havia dúvida de que há uma razão para o ciúme, preste atenção em como um ente querido se comportou. Ele entendeu o que aconteceu, como ele levou o que havia acontecido? Manter os limites das relações é a tarefa de ambos.
Quando um convidado indesejado bate na porta, temos uma escolha: deixá -lo entrar ou recusar. Talvez o parceiro tenha começado a responder a flertar, ou talvez ele tenha sido surpreendido por nada menos que o seu e simplesmente não encontrou o que responder. Sua reação indica qual lado da borda o par fissurou – fora ou por dentro.
- Fale quando um lado das barricadas
Em tais situações, muitas cialis comprar vezes quero liberar emoções, organizar um escândalo, mostrar que dor você experimentou. Isso pode seguir o alívio e, inversamente, um aumento na tensão entre você. Muito provavelmente, o incidente causou muitos sentimentos com um parceiro, especialmente se a confusão não lhe permitia proteger os limites. Portanto, é importante descobrir como ele vê o que aconteceu.
Você pode discutir a situação de maneiras diferentes. Você pode ficar em lados opostos das barricadas e jogar acusações um no outro. E você pode deixar uma situação estranha de um lado e ir para outra.